Cambará Remates de Qualidade

Sinônimo de confiança,

credibilidade e segurança

Cabanha Ave Maria Alianza del Pastizal Cabanha da Corticeira Cabanha Santa Clara Cabanha São Fernando Cabanha São Xavier Capiati Agropecuária Estância da Barragem Estância do Silêncio - Quarai Estância Ibicuy Estância Luz de São João Estância Pitangueira Estância Santa Cecília Estância Silêncio JMT Agropecuária Núcleo Gabrielense de Hereford e Braford Tradição Azul WD Propaganda x Oeste Rural x Sicredi x Sindiler Agropecuária São Pedro Fazenda São Manoel Conexão Pampa Carne de Pastizal Alianza del Pastizal Estância Guarita

ABHB: PAC chega a sua última etapa de avaliação

Data: 19/02/2016

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), realizou no dia 2 de fevereiro a última pesagem da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores HB (PAC). Trata-se de uma importante ferramenta que a Associação dispõe com foco no melhoramento genético contínuo das raças.

“Chegamos então ao final das pesagens”, comemora Felipe Azambuja, Gerente de Operações da Entidade. Com a aquisição deste último dado, “50% da prova foi cumprida e já podemos observar quais animais se destacaram até o momento”.

logo PACO primeiro deles, marcado para o dia 19 de fevereiro, será um exame de ultrassom que avaliará a carcaça do gado. Aqui, 10% da pontuação será destinada para o item musculatura, que será observado através da Área de Olho de Lombo (AOL). Outros 10% serão designados para o quesito Precocidade ou Terminação, verificados através da Espessura de Gordura Subcutânea (EGS).

Ainda na conta dos critérios objetivos, serão somados 5% para a medida de perímetro escrotal, com análise prevista para o dia 22 deste mês.

“E para encerrar a prova, contabilizando os 25% da nota restante, a análise dos parâmetros Subjetivos Morfológicos ou Fenotípicos, ou seja, a média da avaliação de três Inspetores Técnicos Credenciados pela ABHB. Após todo esse caminho teremos finalmente o grande campeão de cada raça”, lembra Azambuja.

Suplementação


A grande novidade desta já tradicional Prova de Avaliação a Campo, que ajuda o criador a identificar índices que são importantes para o desempenho do seu rebanho, é o teste de suplementação, que será aplicado após o término da PAC.

Os animais vão ficar localizados nos mesmos potreiros que permaneceram durante toda a prova, sendo suplementados com 1% do seu peso por dia. “Queremos coletar dados e realizar estudos dos ganhos de peso diferenciados com a suplementação”, antecipa o Gerente de Operações da ABHB.

Segundo ele, esta etapa inédita também tem por objetivo identificar melhorias futuras e evolução para a prova, que serão avaliadas posteriormente pela ABHB e EMBRAPA, além de entregar os animais para os criadores com um peso e estado corporal mais elevado. A suplementação terá duração de 56 dias e será realizada com verba oriunda do Polo de Excelência em Genética Taurina (PoloGen), com recurso obtido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (MAPA).

Na 12º edição da prova na raça Hereford e 21º da raça Braford, a PAC HB – que é pioneira entre as provas de ganho de peso no Brasil – contou nesta edição com a participação de 15 touros Hereford e 14 Braford de 12 criatórios: Agropecuária Pontezuela, Agropecuária São Pedro, Agropecuária Sereno, Cabanha São Fernando, Estância do Bolso, Estância Guatambu, Estância Luz de São João, Estância Rio Negro, Estância Silêncio, Fazenda Santa Tereza, PAP Namur Paixão Suñé e Wolf Genética.

Fiquem atentos, em breve será divulgado o grande resultado final. Por enquanto, acompanhe o informativo da 7ª pesagem oficial.

 

 

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Com Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Ascom ABHB

Compartilhar

Confira outras notícias

Deseja receber nossos informativos?
A empresa possui um parque próprio de remates, localizado a 14 km da nossa sede, em Cruz Alta, RS.
Site produzido pela Netface

ProgramaçãoCadastroServiçosCambará RematesFotosContatoPolítica de Privacidade

© 2015 Cambará Remates. Todos os direitos reservados.